O que devo saber antes de colocar o DIU (Dispositivo intrauterino)?

O que devo saber antes de colocar o DIU (Dispositivo intrauterino)

O que devo saber antes de colocar o DIU (Dispositivo intrauterino)?

O que é o DIU?

O DIU é um dispositivo em formato de T ou Y, com pouco mais de 2,5 cm, que deve ser inserido pelo ginecologista dentro da cavidade uterina, passando pela vagina e colo uterino. É um dos métodos mais seguros e eficazes para prevenir a gravidez e uma boa escolha para as pessoas, incluindo adolescentes, que não querem engravidar por pelo menos 1 ano. O uso de qualquer um deles é reversível, ou seja, pode ser interrompido se houver o desejo pela maternidade em qualquer momento. Quando retirados, ocorre o retorno rápido da fertilidade pré-existente, não importando por quanto tempo a pessoa utilizou o método.

Nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, mas as taxas de falha de um DIU são muito baixas (menos de 1%engravidam no primeiro ano). Outras indicações do uso do DIU além da anticoncepção, são o tratamento de ciclos dolorosos ou para redução de fluxo muito intenso.

Quais são os diferentes tipos de DIU?

O DIU pode ser constituído por cobre, combinação de prata e cobre ou hormônios, possuindo diferentes vantagens e desvantagens.

DIU cobre:   é um dispositivo não-hormonal feito de plástico e revestido de cobre cuja ação contraceptiva se deve por alterações no muco cervical e no útero, que interfere na motilidade dos espermatozoides impedindo que chegue as trompas. Como não está associado a hormônios, costuma ser bem tolerado pelas mulheres e está indicado para as que desejam manter o ciclo menstrual ou que não desejam usar hormônios. No entanto, é possível observar um aumento do fluxo menstrual e cólica, especialmente nos primeiros meses. O DIU de cobre dura pelo menos 10 anos.

DIU prata com cobre: semelhante ao de cobre, é um dispositivo não hormonal, com menor quantidade de cobre associado a prata, com o objetivo de reduzir a fragmentação do cobre no organismo. Pode ser usado por 5 anos e é esperado que resulte em menor impacto na intensidade do fluxo e cólica menstrual.

DIU hormonal: temos hoje disponíveis no Brasil dois dispositivos: Mirena® e Kyleena®,produzidos pela Bayer, o primeiro com uma liberação hormonal diária inicial de 20 mcg delevonorgestrel e o segundo, de tamanho um pouco menor, de liberação de 19,5 mcg do mesmo progestógeno. Ambos com descrição de validade contraceptiva em bula de 5 anos, mas coma provação pelo FDA para uso anticoncepcional por 6 anos, do Mirena. A liberação deste hormônio ocorre dentro do útero e atua principalmente no muco cervical e no endométrio (o revestimento do útero). Somente pequenas quantidades de hormônio passam para corrente sanguínea. Nos primeiros meses o sangramento irregular é comum, e com o tempo, a menstruação pode cessar. Em alguns casos, é usado para tratamento de mulheres com fluxo menstrual ou cólica intensa, ou endometriose.

Quais os benefícios do DIU?

• É muito eficaz. Menos de 1 em cada 100 pessoas que usam esses dispositivos engravidam durante o primeiro ano.
  • Você não precisa se lembrar de fazer nada ou tomar qualquer medicamento anticoncepcional regularmente.
  • Tem poucos efeitos colaterais.
  • Uma opção segura para as pessoas que não podem ou não querem usar estrogênio.
  • Se você decidir engravidar pode retirar o dispositivo a qualquer momento.
  • Tem menor custo quando usado por muitos anos quando comparado a alguns outros tipos de anticoncepcionais. Isso porque não há custos depois de inseri-lo.
  • Há evidências de que o uso do dispositivo reduz o risco de ter câncer cervical.

Quais as desvantagens do DIU?

• Ao contrário dos preservativos, o DIU NÃO protege contra infecções que você pode pegar durante o sexo, chamadas de infecções sexualmente transmissíveis. Mas você e seu parceiro podem usar preservativos para evitar a propagação de infecções.
  • Há uma pequena chance do DIU sair durante o seu período de uso. Se isso acontecer, você precisará comunicar seu médico para avaliação e troca.
  • O custo inicial é maior do que o custo de outros métodos. Mas, não há mais custos depois que ele é inserido.
  • Apenas um médico ou enfermeiro pode inserir ou remover o DIU.
  • Você não deve usar o DIU em caso de infecção sexual recente no útero e outros órgãos próximos, chamado de infecção pélvica, DSTs como clamídia e gonorreia podem causar infecções pélvicas.

Como é inserido o DIU?

O dispositivo pode ser colocado em consultório pelo ginecologista em qualquer dia do ciclo menstrual, desde que excluída gravidez. Você provavelmente sentirá algum desconforto leve ou cólica, durante e logo após, a colocação do DIU. Pessoas que nunca deram à luz podem referir mais desconforto do que as pessoas que já tiveram filhos, mas as cólicas geralmente desaparecem dentro de um dia. Mais raramente, cólica intensa e tonteira podem ser relatados no momento da inserção, e nestes casos poderá ser avaliado a colocação com anestesia em regime hospitalar. Infecção pélvica e perfuração do útero são complicações muito raras. Depois que o DIU estiver no lugar, você não deve ser capaz de senti-lo, apesar do fio do DIU poder ser percebido durante o toque vaginal. O acompanhamento ginecológico posterior deve ser mantido para avaliar a adaptação ao método e possíveis efeitos adversos.